
Saliento no entanto que José Sócrates soube lidar bem com esse facto e que deixou para a História de Portugal uma marca que a todos deve orgulhar, esperando que lhe seja feita justiça.
Não saliento as marcas que certamente todos conhecem e que ao longo dos últimos anos aqui fui deixando e que certamente recordaremos no futuro. Prefiro salientar um sentimento de que quem faz o que deve nada pode temer: a isto chama-se Responsabilidade e Grandeza!
Perdeu eleições! E daí?! Quantos grandes líderes por esse mundo fora não as perderam? Quantos não foram derrotados e continuam a ser amados?
Prefiro perguntar ainda:
Quantos líderes por este mundo fora perderam eleições e tiveram, mesmo assim a dignidade, a honra e a nobreza de espírito de felicitar os adversários e agradecer ao seu próprio povo?
Quantos se dignaram sentir-se realizados e agradecidos só pela oportunidade concedida de contribuir para o progresso com aquela que é a sua Visão?
José Sócrates efectivamente venceu! Venceu não politicamente, mas enquanto ser humano que é! Porque só um grande Ser Humano poderia ter tanta força, num momento em à maioria faltava!
Depois deste discurso de "despedida" percebo que não houve uma derrota, mas sim uma vitória.
Venceu a Democracia, Venceu José Sócrates e Vencerá Portugal.