segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nova Creche Inaugurada em Vendas Novas

CRESCER “- Desenvolver-se; Tornar-se maior; aumentar.

Tal como a própria palavra indica, crescer é um acto puro e simples de transformação pelo qual todos os seres passam e que os torna diferentes.

É neste ponto que reside o essencial do olhar de hoje. O sítio onde crescemos ajuda a determinar as pessoas que somos, pois é o meio que nos rodeia que fundamentalmente estabelece os Homens em que nos tornaremos.

A abordagem até aqui feita, com base num simples significado de uma palavra serve para que facilmente percebamos o importantíssimo papel que a Creche Lydia Cabeça, inaugurada no dia 16 de Novembro, em Vendas Novas, terá na construção das futuras gerações de vendasnoveneses.

Um investimento público de qualidade, para o qual foram necessários conjugar vários factores, e que será determinante para a qualidade de vida das nossas populações. Num total de 600 mil euros, esta obra foi financiada pelo Governo Português, no âmbito do Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, em 60%, pela Câmara Municipal e, como não podia deixar de ser, pela Santa Casa da Misericórdia de Vendas Novas, mas implicou muito mais do que dinheiro.

Acima de tudo, Vendas Novas fica a dever este novo equipamento a um conjunto de pessoas empenhadas no desenvolvimento da nossa terra e que colocaram acima do seu interesse pessoal o interesse colectivo, com todos os riscos que essa decisão implica nos dias de hoje.

Assim, e sem querer menosprezar outras pessoas que certamente também têm contribuído para o progresso do projecto, gostaria de louvar nestas breves palavras o trabalho sempre voluntarioso e empenhado do Sr. Artur Aleixo Pais, da D. Helena Candeias e do Sr. Roberto Joaquim Candeias , bem como dos restantes membros da Direcção da Santa Casa da Misericórdia.

É deste trabalho que se faz o futuro de qualquer local. Um trabalho que terá frutos e que permitirá uma melhor formação básica para 58 crianças vendasnovenses e um crescimento significativo da qualidade de vida de muitas famílias da nossa terra.

Um esforço que é no fundo a persecução do trabalho realizado pela alta figura que justamente lhe dá nome: Sr.ª D.ª Lydia Cabeça. Benfeitora de Vendas Novas que, em conjunto com o seu marido, Dr. Custódio Cabeça, em muito contribuiu para o engrandecimento do nome da nossa cidade, nomeadamente na área da saúde.

Foi em boa hora que se lhe fez justiça. Justiça daquela que muitos outros vendasnovenses já mereciam por parte das nossas entidades locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário