quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Passadeiras (In)Seguras


Exemplo de possível ilunimação/sinalização de passadeiras
Em Vendas Novas começa a tornar-se preocupante o número de atropelamentos registados nas passadeiras, sobretudo na Avenida da República, onde até já morreram vendasnovenses.
Tal facto é estranho quando a segurança dos cidadãos é, por excelência, uma das matérias a que qualquer administração pública, seja de nível nacional, regional ou local, deve e tem a obrigação de desenvolver.
Este foi um dos grandes incrementos civilizacionais das Sociedades modernas, e tem sido, felizmente, desenvolvido e consolidado no nosso País.
Neste sentido, todos os esforços devem ser empenhados para conseguirmos viver seguros nas nossas ruas, nos nossos bairros, cidades. No meu ponto de vista, da segurança depende a própria Liberdade, pois só seremos realmente livres quando a segurança nos garanta essa própria condição.
Em Vendas Novas, de há alguns anos a esta parte (e tal como em muitos concelhos de semelhante dimensão e geometria), têm vindo a ser registados problemas graves em matéria de segurança rodoviária, tendo mesmo vários cidadãos sido vitimados no nosso Concelho. Este problema prende-se com a falta de segurança nas passadeiras para peões.
De facto, também noutros concelhos este é um problema que afecta o normal ritmo de vida das pessoas. No entanto, enquanto nesses concelhos se tem tentado encontrar solução para este problema, em Vendas Novas nada se tem feito na matéria.
Assim, deixo aqui algumas sugestões já apresentadas por mim em local próprio, sem que alguma coisa tenha sido desenvolvida:
  1. Repintar as actuais passadeiras uma vez que, em alguns pontos do nosso concelho, as actuais se encontram em mau estado de conservação, ao ponto de muitas vezes nem serem detectadas pelos condutores;
  2. Recolocar e rever a sinalização que indica a proximidade e a localização das passadeiras, recorrendo, se necessário, a melhores materiais reflectores ou mesmo luminosos para o efeito;
  3. Iluminar as passadeiras existentes nas vias com mais movimento do concelho, de modo a que, durante a noite, quer a passadeira, quer os peões que nelas circulam, possam ser vistos.
Para este efeito, existem já vários processos técnicos disponíveis e em utilização em muitas cidades portuguesas. Desde os modernos candeeiros com foco de incidência nas passadeiras, à colocação de leds luminosos no próprio alcatrão (alimentando-os com energia solar para que pisquem aquando da proximidade de um veículo durante o período nocturno) ou mesmo à utilização de tintas reflectoras sobre o alcatrão, muitas são os procedimentos disponíveis para resolver um problema grave e que exige resolução rápida.
Estou certo que, numa questão que implica a segurança dos cidadãos de Vendas Novas, ninguém poderá alegar falta de meios para a execução de procedimentos que venham a resolver o problema, pelo que desejo que, logo após as férias, o executivo municipal resolva este tão sério problema.

As prioridades estratégicas de desenvolvimento do nosso Município podem ter muitas visões, abordagens e mesmo ideologias subjacentes, mas todas elas só devem ser pensadas e estruturadas depois der garantida a preciosa segurança dos habitantes de Vendas Novas.

Sem comentários:

Enviar um comentário