segunda-feira, 2 de maio de 2011

Esgrima regressa em força a Vendas Novas

Desde há longos anos a esta parte que Vendas Novas desenvolve uma interessante actividade numa prática desportiva que não é de massas, mas que merece a atenção e reconhecimento público de todo um Concelho.

Na verdade, Vendas Novas sempre se destacou no panorama nacional pelas suas boas “Salas de Armas” e pela capacidade de formação e liderança dos seus atletas, tendo tido o ponto mais alto nesta modalidade a realização do 1º Torneio Internacional da Amizade, que se realizou em Vendas Novas, nos dias 8, 9 e 10 de Setembro de 1989, e que contou com a participação de diversas comitivas nacionais e internacionais e a participação de alguns dos então atletas olímpicos e campeões do mundo.

Enquanto praticante da modalidade, iniciei a minha aprendizagem na arma de Espada com apenas 13 anos, e foi com bastante tristeza que vi fechar a sala de armas que existia no Concelho nessa altura.

No entanto, as raízes e os ensinamentos ficaram e foi com bons olhos que vi ressurgir no ano de 2009 a Sala de Armas de Vendas Novas, agora gerida pela Bússola – Associação de Desenvolvimento Local de Vendas Novas e com uma importante componente de formação dos mais novos.

Assim, como no passado, também hoje Vendas Novas começa a marcar o panorama nacional da esgrima, de que é exemplo a última prova do Circuito Nacional de Esgrima – Seniores 4 – que se realizou no Concelho de Vendas Novas no passado fim-de-semana de 26 e 27 de Março.

Nesta prova participaram cerca de 110 atletas das 3 armas (Florete, Espada e Sabre), com particular destaque para os campeões nacionais de todas as armas e alguns atletas olímpicos (como é o caso do atleta português Joaquim Videira).

A “armada” vendasnovense, treinada por Alfredo Alves, contou com a participação de 8 atletas nas competições, sendo de destacar o atleta Ricardo Candeias que disputou a prova de Espada Masculina e dos atletas Bruno Parrulas, Cristina Monteiro, Gonçalo Serrão, Nuno Mendes, Paulo Manuel, Ricardo Candeias e eu próprio na arma de Sabre.

Dos resultados desportivos (que nem sempre são o mais importante) ficam para a performance da Bússola dois 3º lugares conseguidos na prova de Sabre. De destacar ainda as vitórias de Ana Vicente, do CAE, na prova de Espada Feminina; de João Cordeiro, do CAE, na prova de Espada Masculina; de José Pedro, do EBAI, na prova de Sabre Masculino e de Débora Nogueira, do GCP, na arma de Florete Feminino.

Sem comentários:

Enviar um comentário